Sem categoria

Grupo de Pesquisa Epistemologia do Romance: histórico e atividades atuais

Por Maria Veralice Barroso
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília – PPGL/UnB, o grupo Epistemologia do Romance está composto por pesquisadores doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e graduandos oriundos dos Programas de Literatura e de Metafísica que atuam sob a coordenação do Professor Dr. Wilton Barroso Filho. Embora tenha sido oficializado junto à CAPES e ao CNPq somente em 2011 enquanto Grupo de Pesquisa, a Epistemologia do Romance trata-se de um campo de estudos voltado para análise literária que iniciou seu percurso teórico nos primeiros anos de dois mil. A apresentação do artigo Elementos para uma Epistemologia do Romance ao público acadêmico constituiu-se e um marco nesta trajetória e se deu em 2003 no Colóquio intitulado Filosofia e Literatura, ocorrido em São Leopoldo, na Universidade do Vale dos Rios dos Sinos – Usininos. Desde a publicação do referido artigo, as discussões acerca de uma Epistemologia do Romance não mais cessaram e foram elas que, em 2008, levaram o Professor Wilton Barroso Filho a integrar o quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília – PPGL/UnB.

Membros fundadores do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Romance: Profa. Dra. Maria Veralice Barroso, Prof. Dr. Wilton Barroso Filho, Profa. Dra. Ana Paula Caixeta e Prof. Dr. Itamar Paulino, 
O interesse da Epistemologia do Romance é primeiramente pelo romance literário moderno. Ainda que muitas das noções conceituais de origem tenham se ampliado com o andamento das pesquisas ao longo dos anos, amparadas por três braços da filosofia – o epistemológico, o estético e o hermenêutico, as reflexões que permeiam os espaços de discussão da Epistemologia do Romance reforçam os pressupostos iniciais quanto à necessidade de se considerar a racionalidade e as intencionalidades que regem o processo criador. A opção por autores que possuam uma obra na qual seja possível observar repetições de elementos estéticos frequentes, permitindo assim ao pesquisador delinear os elementos que fundam a obra e conduzem o processo criador de um determinado autor é outra prerrogativa cara à Epistemologia do Romance que, cada vez mais, ganha notoriedade nos círculos de discussões.
Neste sentido, entre outros, Hermann Broch, Milan Kundera, Carlos Fuentes, Glauco Mattoso, Machado de Assis e Eliane Brum são alguns dos romancistas que compõem o corpus literário sobre o qual debruçam pesquisadores do grupo e muitos dos quais resultaram em objetos de promissores estudos e dissertações e teses de mestrado e doutorado.
Na mesma medida em que demonstram zelo na escolha dos objetos estéticos a serem estudados, as pesquisas epistemológicas voltam suas atenções para o “leitor pesquisador”, aquele que se relaciona com o texto literário levando em conta não só o gosto, mas que, ao observar as possibilidades que o texto lhe oferece, procura conscientemente anular os julgamentos morais para participar ativa e interativamente do jogo criado pelo escritor. tem sido a partir destas orientações que os pesquisadores do grupo se debruçam em seus trabalhos buscando ampliar e problematizar, entre outras, as noções de Serio ludere, de Kitsch, de “Romance que pensa”, de narrador-autor-personagem, de ego experimental, bem como as relações entre o estético, o ético e a moral na obra de arte.
Grupo de Pesquisa Epistemologia do Romance
De um ponto de vista acadêmico, a flexibilidade e movimentação constantes caracterizam a Epistemologia do Romance que, em seus pilares, denota nenhum apreço pelo engessamento teórico. Buscando e estimulando práticas e pensares inovadores, a valorização da interação entre pesquisadores e da interdisciplinaridade na construção dos diálogos é sem dúvida um legado importante deixado e constantemente alimentado pelo coordenador do grupo, Dr. Wilton Barroso Filho. Dessa maneira, além dos estudos internos, o grupo tem buscado sistematicamente meios para reformular e inovar os cursos de Estética ofertados na Graduação da Filosofia e na Pós-Graduação de Literatura e Metafísica. Os Seminários de Pesquisas são também outra prática do Grupo, os quais procuram incidir diretamente na formação dos pesquisadores do grupo. Foi dentro dessa proposta que aconteceu o “1º Seminário Epistemologia do Romance – Diálogos com a cultura amazônida“.
Participantes do 1º Seminário Epistemologia do Romance – Diálogos com a cultura amazônida
O encontro foi pensado como forma de acolher estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, orientandos do professor Dr. Itamar Paulino – pesquisador membro do Grupo Epistemologia do Romance – e, ao mesmo tempo, sistematizar e estreitar diálogos que vêm sendo estabelecidos entre os pesquisadores daqui e os de lá, uma vez que alguns deles já participam virtualmente do Curso de Estética, ofertado na Pós-Graduação de literatura na UnB. Vale destacar que tanto o Professor Itamar Paulino quanto seus orientandos pertencem ao Programa de Pesquisa e Extensão em Cultura, Identidade e Memória na Amazôniza (PROPEXT-CIMA), do Centro de Formação interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de vida (PPGSAQ).