Sem categoria

“A Literatura é uma invenção, mas é também uma forma de exercitar o real”

By fevereiro 26, 2018 No Comments
Por Nathália Coelho

Vice-Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), a Prof.ª Dra. Betina Ribeiro foi uma das convidadas para o I Seminário Internacional de Epistemologia do Romance, realizado no fim do ano passado, na Universidade de Brasília (UnB). Em entrevista, comenta que os estudos da literatura pelo viés filosófico (como ocorre na Epistemologia do Romance) pode ser uma maneira de compreender-se enquanto ser e estar no mundo, numa busca infinita pelas identidades.

Ademais, pensar os estudos literários, para além do conceito do belo, joga o homem em sua problemática da existência. “A narrativa contemporânea está muito ligada ao fato de que eu não sei quem fala aqui. Eu não sei quem sou eu. Eu não sei como me expressar. Porque no fundo a minha própria consciência identitária não está delimitada, ou ela não tem um perfil harmonioso”, explica.

E se a Literatura é esse espaço do qual o homem pode assumir-se fragmentado e plural, como institucionalizar lugares para a produção da escrita? Esta é uma das reflexões que o Congresso Internacional da Abralic de 2018 – entre os dias 30 de julho e 03 de agosto – em Uberlândia/MG pretende fazer.

“O que nós queremos é trazer para o circuito reflexivo países que não são valorizados enquanto produtores de cultura, de sentido, de uma literatura e de artes de grande valia.” Betina conta que o evento terá o foco na Literatura que sai das próprias margens. Para tanto, teóricos e professores do Chile, República dos Camarões entre outros foram convidados.

Confira o vídeo!



Sobre Betina Ribeiro
Pós-doutorada em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, prof. Betina Ribeiro atua hoje como docente da Universidade Federal de Uberlândia. Já passou por diversas áreas na instituição. Na pós-graduação, é professora permanente do quadro do Mestrado. De acordo com o seu currículo Lattes, é também avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e membro do corpo de supervisores de avaliação da SEED/MEC. Tem experiência em Letras, Educação, com ênfase em Literatura, Teoria da Literatura, Língua Francesa e Brasileira, e várias publicações que giram em torno de narrativa, discurso literário, estudos culturais, literatura francesa e brasileira.