Sem categoria

Suicídio com Ileno Izídio da Costa no II Seminário Nacional de Epistemologia do Romance


 Por Sara Lelis


    A terceira noite de conferências do II Seminário Nacional de Epistemologia do Romance: o estético como espaço de entendimento do humano abordará a questão do suicídio, tema de grande importância nos dias atuais.  


     Com o título O ser-para-a morte: uma reflexão clínico-fenomenológica sobre o suicídio, a palestra será realizada pelo prof. Dr. Ileno Izídio da Costa, psicólogo clínico pela Universidade de Brasília, mestre em Filosofia e Ética da Saúde Mental pela Universidade de Warwick, Inglaterra, e doutor em Psicologia Clínica também pela UnB.

     Costa tem experiência clínica, investigativa e docente nos seguintes temas: psicoses/esquizofrenia, psicopatologias, saúde mental, psicoterapias (psicanalítica, sistêmicas, fenomenológicas) filosofias da mente, da linguagem e fenomenologia; intervenção precoce nas psicoses, primeiras crises psíquicas graves, fenomenologia do sofrimento psíquico, políticas públicas em saúde mental, álcool e outras drogas, luta antimanicomial, direitos humanos, psicologia forense, combate à tortura, reforma psiquiátrica e avaliação de serviços em saúde mental.


     A conferência ocorrerá no dia 07 de novembro, quarta-feira, às 19h, no Auditório do Instituto de Letras (CSS – 099).