Sem categoria

Amazônia é o tema da Conferência de abertura do IV Seminário de Epistemologia do Romance

By outubro 17, 2019 No Comments

Por Nathália Coelho

Centro das atuais discussões políticas e econômicas, a Amazônia é um território complexo e desconhecido para grande parte dos brasileiros. Tal desconhecimento pode ser usado para o livre domínio de manipulação de “verdades” pela palavra, que agem a favor e desfavor da região, da floresta, dos povos que lá habitam e sobretudo da importância que exerce sobre o equilíbrio do meio ambiente.

Professor Willi Bolle/Divulgação USP

Nesse sentido, o conhecimento oriundo da Literatura e da História podem ser ferramentas poderosas contra a ignorância, as desinformações, os distanciamentos geográficos e de pensamento. Ainda: uma maneira de aproximar as palavras dos seus sentidos, diminuindo os vazios provocados pelas fake news.

Com o foco nestas questões, o IV Seminário de Epistemologia do Romance: diálogos interdisciplinares será aberto pela conferência “O retrato da Amazônia no Ciclo do Extremo Norte, de Dalcídio Jurandir”, elaborada pelo Prof. Dr. Willi Bolle, da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o pesquisador, “o objetivo da palestra é estimular um estudo da sociedade e da cultura da Amazônia por meio de um diálogo entre a literatura e a historiografia”. Bolle apresentará uma análise de dez romances que compõem o “Ciclo do Extremo Norte” (1941-1978), escritos pelo paraense Dalcídio Jurandir (1909-1979).

Na concepção de Bolle, dentre outros pontos, as narrativas têm estrutura de romance de formação, “por narrar os anos de aprendizagem de um jovem habitante da Amazônia, de nome Alfredo”, mas também se trata de um romance social, “na medida em que o pano de fundo do enredo é uma descrição detalhada da vida cotidiana dos habitantes da Ilha do Marajó, da metrópole Belém, especialmente de seus subúrbios”.

O pesquisador diz ainda que diversos “ganchos de leitura” podem ser compreendidos como referências a fatos importantes da história social e cultural da Amazônia, presentes também em livros consagrados pela historiografia.

A conferência será às 15h, do dia 6 de novembro, no auditório do Instituto de Letras, da Universidade de Brasília, campus Darcy Ribeiro – Asa Norte. Para acessar a programação completa, basta clicar aqui. E para fazer as inscrições, clique aqui!

Sobre Willi Bolle

Professor titular de Literatura pela USP, Willi Bolle atua nas áreas de Alemão, no Departamento de Letras Modernas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Suas pesquisas focam na intersecção da Literatura com a História e perpassam pela Modernidade no Brasil e na Alemanha, mas concentram-se “no projeto de uma topografia cultural do Brasil: Metrópole/megacidade – Sertão – Amazônia”.

O pesquisador também é conhecido por seu trabalho junto à obra de Guimarães Rosa; inclusive, seu entusiasmo, sensibilidade e conhecimento o levaram, em 2017, a uma entrevista com o jornalista Pedro Bial para contar um pouco da sua trajetória com o escritor e como o livro Grande Sertão Veredas o fez sair da Alemanha para conhecer o Brasil e mudou a sua própria história de vida.