Sem categoria

Pesquisar é também viver uma amizade

Veja o vídeo que foi exibido na abertura do IV Seminário de Epistemologia do Romance: diálogos interdisciplinares, na primeira semana de novembro, em homenagem ao querido prof. Wilton Barroso Filho

O texto abaixo é da curadoria da Exposição Fotográfica “Encontros”, feito pela mestranda Priscila Cavalcante.

Fique à vontade para ler e assistir!

Encontros

É da imagem visual do encontro que esta mostra nasce para revisitar e contar histórias. Ao longo de mais de uma década de pesquisa, os encontros entre alunos, pesquisadores e entusiastas constroem a tecitura dos estudos da Epistemologia do Romance como um empreendimento coletivo. O enlace de ideias, experiências e conversas, que envolveu também os encontros entre os orientandos e o mestre Wilton Barroso Filho, é o que permite a nossa continuidade no caminhar e no nosso processo criativo.
.
Os encontros também tecem continuamente os elementos formadores do pensamento do grupo, na medida em que aproximam no espaço do literário as discussões em torno do processo de criação de escritores estudados pela Epistemologia do Romance por apresentarem um procedimento de construção racional da obra literária e compreenderem o estético como espaço para extrair conhecimento sobre a condição humana, como Carlos Fuentes, Eliane Brum, Glauco Mattoso, Hermann Broch, García Márquez e Milan Kundera.
.
Movida pela coletividade de ideias e pelos encontros literários, esta mostra é uma partilha das memórias com o nosso mestre Wilton Barroso Filho. Nesse atravessamento de olhares plurais, essa mostra de 25 fotografias em preto e branco, selecionadas pelo grupo e emolduradas manualmente, compõe o agradecer ao Wilton pelo aprendizado nas histórias que ouvimos, nos abraços que recebemos, nas orientações que apoiavam muito além da escrita acadêmica e nos olhares de confiança que sempre nos recepcionava.