Elementos para uma Epistemologia do RomanceEntrevistasEpistemologia do romance

“As obras literárias são carne viva do nosso tempo”

By dezembro 4, 2019 No Comments

Pesquisador e professor de Literatura da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Rauer Ribeiro Rodrigues fala sobre a importância da pesquisa literária na compreensão da história do país, mas reitera que para além do trabalho acadêmico, é necessário ter olhos para as obras em si.

Assista o vídeo na íntegra!

Último conferencista do IV Seminário de Epistemologia do Romance, o prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, falou sobre uma ontologia do riso literário, a partir da leitura de diversos autores, teóricos e literários.

Para o Epistemologia do Romance entrevista, conta sobre a importância de se pensar o texto literário como um objeto histórico.

“Nós devemos ter sempre uma visão mais aberta e dialógica entre as várias teorias e processos interpretativos, não porque usando um das teorias chegaremos próximo de uma verdade. Não, eu não procuro a verdade, eu procuro uma de interpretação de um modo como determinado texto literário pode ser compreendido, no tempo em que foi criado e no tempo em que o lemos”, diz o professor.

Em relação ao seu grupo de pesquisa Literatura e Vida, criado em 2011, Rodrigues diz que o trabalho parte do princípio de que “temos muito o que fazer no Brasil com os nossos autores, dos séculos passados e os contemporâneos”.

De acordo com ele, os estudos literários nacionais deixam a desejar pela falta de sistematização de acervos e fortunas críticas desses autores. “É preciso ter uma base maior para nós compreendermos o que o Brasil é, como o Brasil se constituiu pela voz desse autores, desses intérpretes”.

Nesse sentido, o grupo se dedica na construção desse acervo, a partir dos trabalhos de mestrandos, doutorandos e alunos de iniciação científica. Apesar da dedicação acadêmica, Rodrigues reitera a necessidade de se olhar para a própria obra literária brasileira, enquanto “carne vida do nosso tempo”.

Sobre Rauer Ribeiro Rodrigues

É historiador pelo Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba (1991) e doutor em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2006). Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está desde 2006, e seus principais temas de atuação são literatura brasileira, teoria literária, história da literatura, literatura brasileira contemporânea e ficção e história, e realizou diversos trabalhos sobre o riso e a obra do escritor mineiro Luiz Vilela. Além da pesquisa acadêmica, Rauer Ribeiro Rodrigues também se dedica à própria escrita literária.