Elementos para uma Epistemologia do RomanceEpistemologia do romanceSem categoria

Metafísica (UnB) faz debate em homenagem a Wilton Barroso Filho

By abril 20, 2021 No Comments

Para marcar os dois anos de falecimento de Wilton Barroso Filho, idealizador da Epistemologia do Romance, o Programa de pós-graduação em Metafísica da UnB (PPGM) promove o evento online Amizade e pensamento: dois anos sem Wilton Barroso Filho

No dia 14 de maio, às 17h, a amizade e o pensamento de Wilton Barroso Filho serão recordados por meio de um evento transmitido pelo Canal do Youtube da Metafísica-UnB.

Participam do debate os professores e amigos do prof. Wilton da Universidade de Brasília (UnB) Gabriele Cornelli, Gerson Brea, Rogério Lima, Ana Paula Caixeta e Maria Veralice Barroso, além de José Luís Jobim, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Wilton Barroso Filho faleceu em maio de 2019, no seu 24º ano como professor associado da Universidade de Brasília, atuando no Departamento de Filosofia (FIL) e no Programa de Pós-graduação em Literatura (PósLit). Wilton era Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris VII, tinha pós-doutorado em Epistemologia pela Maison des Sciences de l’homme/Paris e em Teoria Literária pela UERJ/Rio de Janeiro.

O teórico também foi membro da Rede CO3 de pesquisa, que envolvem as Universidades Federais de Mato Grosso (UFMT), Mato Grosso do Sul (UFMS), Uberlândia (UFU) e Goiás (UFG), além da UnB. Durante os anos dedicados a academia, também esteve envolvido nas negociações para internacionalização da Universidade de Brasília, participou de Congressos, eventos nacionais e no exterior. Foi um dos professores responsáveis pela criação do programa de Pós-graduação em Metafísica da UnB, em 2016.

Em 2019, mesmo enfrentando problemas de saúde, continuou desenvolvendo um trabalho junto à então diretoria da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e a preparação do tradicional Congresso, que, naquele ano, foi realizado na UnB.

Wilton foi ainda líder do grupo de pesquisa Epistemologia do Romance de 2011 até a sua morte. Apesar de o grupo ter sido formalizado junto ao CNPq somente nesta época, os estudos orientados pelas proposições teóricas da ER começaram em 2003, quando Wilton publicou o artigo intitulado “Elementos para uma Epistemologia do Romance”, posteriormente revisado e presente no primeiro livro idealizado pelo grupo Estudos Epistemológicos do Romance (2018).

Anote em sua agenda:

  • O quê? Evento realizado pelo Programa de Pós-graduação em Metafísica: Em Memória de Wilton Barroso Filho – Amizade e Pensamento: dois anos sem Wilton.
  • Quando? 14 de maio, às 17h
  • Onde: Canal do Youtube da Metafísica (UnB), pelo link.