Epistemologia do romanceGlauco MattosoSem categoria

Obra de Glauco Mattoso será discutida em disciplina ofertada pela UnB

By junho 21, 2021 No Comments

Matrículas regulares começam nesta segunda (21) e seguem até dia 1 de julho. Oportunidade para alunos especiais, entre os dias 19 e 20 de julho. Aulas permanecem virtuais.

A líder do grupo Epistemologia do Romance, prof. Dra. Ana Paula Caixeta, ofertará neste semestre a disciplina Seminário Avançado em Literatura Brasileira I, às quintas-feiras de 19h às 22h30, pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLit/UnB). Lembrando que, em função da pandemia, o ano letivo da UnB ainda está alterado e as aulas – que começarão dia 19 de julho – correspondem ao 1º/2021.

De acordo com a Ementa, “esta disciplina propõe reflexões estéticas sobre o escritor Glauco Mattoso, com recorte para suas obras ficcionais, a partir de perspectivas teóricas da Epistemologia do romance.” O curso será dividido em sete partes:

Parte I – Glauco Mattoso: o heterônimo calcado pelo Jornal Dobrabil
Parte II – O manual do podólatra amador: a intencionalidade da autoficção
Parte III – As aventuras de Glaucomix: podolatria e escatologia desenhada “à quatro pés”
Parte IV – A planta da donzela: uma paródia de José de Alencar
Parte V – Contos hediondos: provocações para uma estética do desumanismo
Parte VI – Tripé do tripúdio: contos autotextuais
Parte VII – Contos quânticos: a atualidade ficcional de Mattoso

As matrículas estão sendo feitas pelo Matrícula Web conforme Calendário Acadêmico. Para ter acesso completo ao Programa da Disciplina, basta clicar aqui. Outras informações como lista de ofertas e detalhes burocráticos, basta clicar aqui.