Elementos para uma Epistemologia do RomanceEpistemologia do romanceSem categoria

Você já conhece os livros da Epistemologia do Romance?

Para acessá-los, basta clicar na aba “Livraria” na home do site

 

 

Desde 2018, o grupo de pesquisa Epistemologia do Romance tem empreendido esforços para a publicação de livros com o intuito de dar materialidade às discussões teóricas, para além das dissertações, teses e artigos científicos publicados pelos membros. A primeira obra intitula-se Estudos Epistemológicos do Romance (2018), pela editora Verbena. O lançamento aconteceu em julho de 2018 e também no Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) naquele ano.

Estudos Epistemológicos do romance é formado por 10 artigos escritos pelos pesquisadores do grupo. No entanto, o destaque fica para o texto referencial Elementos para uma Epistemologia do Romance, elaborado como “pedra fundamental” pelo fundador da ER, Wilton Barroso Filho, originalmente em 2003Embora a obra esteja esgotada pela editora, o grupo ainda possui alguns exemplares que estão sendo vendidos pelo valor de R$ 40,00, incluindo a taxa do frete para todo o Brasil. Basta entrar em contato conosco. 

Verbetes da Epistemologia do Romance

O segundo livro publicado pela ER é o volume 1 de uma série chamada Verbetes da Epistemologia do Romance. A ideia é sistematizar e fundamentar noções comumente usadas pelos pesquisadores em seus trabalhos, eventos, falas e comunicações. Ainda em 2017, Wilton Barroso Filho havia alertado para a necessidade de colocar em prática este projeto de registro dos vocábulos. Deste modo, a dissertação de mestrado da pesquisadora Denise Moreira Santana trouxe, em seu anexo, a seleção de dezenas de verbetes reunidos a partir dos trabalhos e discussões preexistentes.

Do passo de Santana, nasceu o primeiro volume da série, também publicado pela Verbena Editora, com a presença de 14 verbetes: epistemologia do romance, estética, conjunto de obra, efeito Estético, metafísica, idílio, sério ludere, epistemologia com sensibilidade, tradutor epistemológico, leitor pesquisador, ego-experimental, narrador, romance que pensa e kitsch. Verbetes da Epistemologia do Romance – volume 1  está disponível em nosso site e pode ser acessado clicando aqui. Todavia, se você quiser adquirir um exemplar físico, também pode entrar em contato conosco. O valor é R$ 30,00.

Em 2021, o grupo acaba de lançar o segundo volume dos verbetes, pela editora Pontes. Desta vez, são doze novos vocábulos: credibilidade, decomposição do texto, eixo epistemológico, fruição, gesto, hermenêutica, intencionalidade, jogo, observatório literário, olhar incompleto, teoria e trânsito disciplinar.

Na apresentação do livro, as organizadoras Maria Veralice Barroso e Ana Paula Caixeta alertam que as conceituações dos verbetes não significam “receitas teóricas”, mas contribuições dos pesquisadores que visam “consolidar, ampliar e difundir reflexões” não somente aos que se interessam pelas perspectivas teóricas da Epistemologia do Romance, mas também aos que buscam novas abordagens de análises aos objetos romanescos e/ou artísticos.

Para adquirir Verbetes da Epistemologia do Romance – volume 2 deve entrar em contato com o grupo por e-mail ou pelas redes sociais. O livro também está sendo vendido diretamente pelo site da editora.