Epistemologia do romanceMemórias Póstumas de Brás CubasSem categoria

Nota em memória dos três anos de falecimento de Wilton Barroso Filho

  • Wilton Barroso Filho

 

O dia de hoje é dedicado à memória de Wilton Barroso Filho criador da teoria da Epistemologia do Romance e fundador do Grupo de Pesquisa cujo nome é homônimo à teoria.

Wilton faleceu em 13/05/2019, deixando como legado uma história de amizades, companheirismos e de dedicação extrema à pesquisa e ao desenvolvimento científico acadêmico.  Com uma formação múltipla que transitava entre as ciências humanas, as exatas e as artes, Wilton atuou na universidade como fio que interligava saberes e afetos múltiplos.  Entre as suas mais diversas realizações no âmbito acadêmico, a criação do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Romance foi aquela da qual mais se orgulhava. Sua atuação ativa como líder nesse espaço, seja como orientador dos integrantes, seja como pesquisador fez nascer e consolidar um campo de ideias fecundo hoje, assumido coletivamente, com zelo, respeito, vigor e compromisso, pelos muitos estudantes e pesquisadores que integram o Grupo.

Além da saudade, no dia de hoje o Grupo Epistemologia do Romance quer externar o mais profundo agradecimento a seu criador e entusiasta cuja memória de amizade e conhecimentos estará sempre latente em nossas produções!

 

                                                                                                                         Maria Veralice Barroso

                                                                                                                                              13/05/2022