Carlos FuentesElementos para uma Epistemologia do Romance

Pesquisadora da ER defende publicamente tese de Doutorado nesta quarta (17)

Com o título Terra Nostra, de Carlos Fuentes: um olhar de leitora-pesquisadora da Epistemologia do Romance, Denise Moreira Santana defende, nesta quarta-feira (17), a sua tese de doutoramento pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLit-UnB).

A Banca será em formato virtual e será realizada às 14h, pela Plataforma Teams. O evento é público e pode ser acessado por aqui.

 

De modo geral, a tese de Santana tem como objetivo o estudo do tempo dentro da obra Terra Nostra (1975), do autor mexicano Carlos Fuentes. A autora investiga o tempo no romance como uma forma estética que transgride a sua concepção linear. A partir da teoria Epistemologia do Romance e da proposta metodológica do serio ludere, a autora dividiu a tese em três partes:

A primeira aborda o nascimento da ideia de pesquisa, bem como o lugar do leitor-pesquisador e de sua metodologia de pesquisa, seguida de considerações sobre a estética.

A segunda traz uma visão geral do tempo no romance Terra nostra, apresentando os olhares que se debruçaram a ler o romance, assim como o olhar da própria pesquisadora sobre a correspondência do autor no tempo em que o romance foi escrito, de 1965 a 1975.

Já a terceira parte mostra como o eixo epistemológico do romance no recorte de pesquisa foi encontrado, a partir de alguns personagens e suas narrativas temporais, focalizando nas considerações nas medições dos relógios que mostram a transgressão da estrutura linear do tempo na narrativa.

Nós, do grupo de pesquisa, parabenizamos a Denise pelo cumprimento de tão importante etapa!