Sem categoria

Pesquisadora da ER defende publicamente tese de Doutorado nesta sexta (31)

A defesa será virtual e você pode assistir clicando aqui.

Com o título “A voragem em Uma Duas, de Eliane Brum”, Neila da Silva de Souza defenderá, nesta sexta-feira (31), sua tese de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Literatura (PósLit/UnB).

A banca é pública e acontece em formato virtual, às 14h, pela Plataforma Microsoft Teams. Para acessar, basta clicar aqui. Recomendamos, entretanto, que a plateia entre com a câmera e microfone desligados para não atrapalhar a realização da defesa.

Em sua pesquisa, Souza tem como objetivo compreender “como se constitui a Voragem e sua travessia em Uma duas, primeiro romance de Eliane Brum”. A narrativa conta a história de Laura e sua mãe Maria Lúcia, bem como os percalços de uma relação oscilante entre amor e ódio das duas.

Neste sentido, a pesquisadora observa como a voragem – vocábulo que aparece como o único elemento que compõe o capítulo 22 do romance, de forma isolada na página –  pode fundamentar as escolhas estéticas de Brum no romance, alcançando uma possível fonte de saber humano, a partir da voragem maternal, na história das protagonistas; da voragem na estrutura narrativa, a partir da organização do romance, elementos tipográficos, narradores; e da voragem que atravessa a leitora, por meio do jogo de suspeição provocado na leitora do livro.

Souza também demonstra como a palavra voragem  atravessa a vida e escolhas da autora a partir de uma leitura do conjunto de obra de Eliane Brum, demonstrando como a jornalista/escritora parece antecipar, em seu laboratório experiencial, determinados conteúdos de Uma duas em suas reportagens, entrevistas e eventos que participou.

O grupo de pesquisa Epistemologia do Romance parabeniza Neila da Silva de Souza pelo cumprimento de tão importante etapa e deseja muito sucesso!