Sem categoria

Epistemologia do Romance promove palestra aberta ao público, na próxima quinta, em comemoração aos 20 anos do grupo

By maio 13, 2023 No Comments

O evento faz parte da Jornada ER – 20 anos e o primeiro convidado será o prof. Dr. Luiz Carlos Pinheiro Ferreira, do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (VIS/UnB). Evento gratuito e com emissão de certificado.

Com o título “O lugar do sujeito no contexto da pesquisa acadêmica: reflexões sobre a escrita de si como dispositivo de enunciação”, o prof. Dr. Luiz Carlos Pinheiro Ferreira (VIS/UnB) abre a rodada de palestras que serão realizadas ao longo deste ano pelo grupo Epistemologia do Romance, em comemoração aos seus 20 anos de existência.

O evento acontecerá na próxima quinta, dia 18 de maio, às 18h, na sala 37 do Programa de Pós-graduação em Literatura da UnB, no ICC Sul. Será aberto ao público e haverá emissão de certificado.

Segundo Ferreira, a ideia é refletir como o pesquisador “se posiciona como autor de uma história, da sua história, ou mesmo, de histórias que entrelaçam aspectos do vivido e do pesquisado a partir de uma ‘narrativa de si’”, reitera.

O tema escolhido faz parte de pesquisa desenvolvida por Ferreira em sua tese de doutoramento, bem como nas orientações de pesquisa – em níveis de graduação e pós-graduação – em contexto de formação das Artes Visuais desenvolvidas nos últimos anos.

“Então, como pensar pesquisa acadêmica a partir dos imprevistos, daquilo que não podemos controlar, daquilo que não podemos dizer ou escrever com o aval da certeza? Lidamos com o imponderável!”, reflete.

Neste sentido, Ferreira pretende trazer luz ao lugar do sujeito na pesquisa, abrindo caminhos para uma “‘escrita de si’ capaz de atenuar entraves entre o objetivo e o subjetivo que se apresenta enquanto dispositivo de enunciação”.

Achou interessante? Anota aí para não esquecer:

Dia: 18/05
Horário: 18h
Local: Sala 37 – Póslit/UnB – ICC Sul
Evento: Jornada ER – 20 anos, palestra com o prof. Dr. Luiz Carlos Pinheiro Ferreira (VIS/UnB)
Aberto ao público e com emissão de certificado