Sem categoria

Grupo Epistemologia do Romance lança seu primeiro livro


Capa do Livro/Divulgação

Por Nathália Coelho
Já está disponível para a venda a versão impressa do livro Estudos Epistemológicos do Romance, pelo site da Editora Verbena e pela Amazon. 
Após 15 anos de trabalho, com oito dissertações, quatro teses e duas monografias defendidas e aprovadas, o grupo Epistemologia do Romance lança o seu primeiro livro Estudos Epistemológicos do Romance (2018), com organização de Wilton Barroso Filho e Maria Veralice Barroso. A obra tem o prefácio assinado pelo prof. Dr. Rogério Lima e é composta pelo texto referencial da pesquisa  Elementos para uma Epistemologia do Romance e nove ensaios escritos pelos membros do grupo. 
“Os estudos de Wilton Barroso, visando uma nova forma de aproximação teórica do texto romanesco para os estudos literários, se revelam bastante promissores e surgem no momento em que voltamos nossa atenção para o horizonte da teoria da literatura e vislumbramos certo esgotamento de teorias desenvolvidas ao longo do século XX”, revela Lima. 
Para o prefaciador, as pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelo grupo E. R. representam uma inovação teórica na análise romanesca da modernidade à contemporaneidade, no momento em que usa a Epistemologia como uma “articulação” entre História e Filosofia que acaba se desdobrando, por sua vez, na produção de conhecimento acerca da condição humana a partir da relação entre Arte e Razão, Ciência e Emoção. 

“Impasses da narrativa do tempo presente”, a “imaterialidade dos vazios nas poéticas contemporâneas” e a “domesticação da literatura” são temas, segundo Lima, dos quais a Epistemologia do Romance podem pensar sobre no momento em que opera na análise de autores e obras. 

E por falar em análise, autores como Milan Kundera, Glauco Mattoso, Jorge Amado, Eliane Brum e Luiz Vilela tem pesquisas abordadas nos nove ensaios. 

Além disso, termos usados no grupo como “Leitor-pesquisador” – voltado para a postura do acadêmico que decide se debruçar sobre o romance a partir de uma perspectiva da E.R. – e “Serio Ludere” – o jogo estético, a brincadeira séria de apreensão de conhecimento pela leitura sistemática da narrativa – também são explorados em seus conceitos, pelos membros Ana Paula Caixeta e Itamar Rodrigues Paulino, respectivamente. 

Outros trabalhos deram origem a dissertações, como é o caso da pesquisadora Denise Moreira Santana com a discussão em torno do livro “Aura” de Carlos Fuentes e de Nathália Coelho, acerca do romance Uma/Duas de Eliane Brum. 

Um lançamento está sendo planejado e em breve será publicado a data do evento, em Brasília (DF). Também haverá a divulgação de uma série de entrevistas com os autores dos artigos no blog. Para quem não puder comparecer na capital do país, um segundo lançamento ocorrerá no Congresso Internacional da Abralic, realizado este ano em Uberlândia, entre os dias 30 de julho e 03 de agosto. Fique atento às novidades! 

Para compra no site da Amazon, clique aqui.
Para compra no site da Editora Verbena, clique aqui.