O presente site foi pensado enquanto lugar de apresentação e divulgação de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Grupo Epistemologia do Romance, além de um suporte de contatos e diálogos acadêmicos.
O Grupo de Pesquisa Epistemologia do Romance está diretamente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura e ao Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília. O nome do grupo está relacionado ao campo teórico em torno do qual os trabalhos de pesquisa se estruturam e se desenvolvem: a Epistemologia do Romance.
Criado oficialmente junto ao CNPq somente no ano de 2011, os estudos orientados pelas proposições teóricas da Epistemologia do Romance começaram a tomar contorno no início dos anos de 2000, precisamente no ano de 2003, quando ao Professor Dr. Wilton Barroso Filho apresentou ao público acadêmico o artigo intitulado “Elementos para uma Epistemologia do Romance”.
Amparado em um tripé composto por três braços da filosofia, a saber a epistemologia, a estética e a hermenêutica, e adotando como premissa de atuação a interdisciplinaridade, inicialmente os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo centravam-se em projetos que transitavam basicamente pela Literatura e pela Filosofia. No curso dos anos, entretanto, a complexidade teórica, reivindicada pela ampliação das discussões, exigiu aproximações e diálogos com outras áreas. Assim, conservando sua base de sustentação – epistemologia, estética e hermenêutica -, a Epistemologia do Romance é hoje um espaço teórico cujas reflexões são alimentadas por pesquisadores oriundos dos Programas de Pós-Graduação em Literatura e Metafísica bem como por estudantes da Graduação nas referidas áreas.
Embora venha ampliando os olhares para aspectos estéticos em outras artes, o romance literário constitui-se ainda no principal objeto de estudo e análises propostos pelos pesquisadores do Grupo. No âmbito das discussões teóricas da Epistemologia do Romance, entende-se que a narrativa ficcional constituída a partir de um gesto filosófico conduzido por uma racionalidade sensível permite ao leitor pesquisador inserções no sentido de desvendar, para conhecer, aspectos da existência. Neste sentido, as reflexões da Epistemologia do Romance voltam sua atenção para romances cujo processo de criação se apresenta pautado em meditações de cunho estético/ existencial, a partir das quais será permitido encaminhar a pergunta kantiana: O que posso saber? Um dos motivos pelos quais, de um ponto de vista estético literário, Gustave Flaubert (1821-1880), Hermann Broch (1886-1951), Milan Kundera (1929-), Carlos Fuentes (1928-2012). Gabriel García Márquez (1927-2014), Mario Vargas Llosa (1936-), Machado de Assis (1839-1908), Glauco Mattoso (1951-), Eliane Brum (1966-), estão entre os principais romancistas atualmente presentes nos espaços de discussão do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Romance.
Wilton Barroso Filho (Em memória)
Professor associado da Universidade de Brasília atuando no Departamento de Filosofia e no Programa de Pós Graduação em Literatura. Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris VII (1992), Pós-doutorado em Epistemologia pela Maison des Sciences de l’homme/Paris (2000), Pós-doutorado em Teoria Literária UERJ/Rio de Janeiro (2012). Membro da Rede CO3 de pesquisa (UnB, UFMT, UFMS, UFU, UFG). Lider do grupo de pesquisa Epistemologia do Romance.
Itamar Paulino
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1989), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2006). Com experiência em atividade social junto ao Unicef, trabalhou no Quênia, na cidade de Garba Tulla, com a função de orientador das comunidades tribais dos Borana em situação de risco social (fome, doenças e guerra tribal), com o fim de promoção social, justiça e paz, e busca de alternativas para o combate à pobreza na região. Foi orientador de professores – Colégio União do Recanto das Emas – DF, atuou como professor na Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologias de Brasília – FacBrasília, administrou disciplina à distância do Centro de Educação à Distância – CEAD- UnB, para a disciplina de Filosofia da História, atuou como professor da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas – FACITEC, em Brasília. Tem experiências na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando nos seguintes temas: violência, educação, valores humanos, inclusão social, políticas públicas e educacionais; e filosofia, com ênfase em filosofia da educação. Também administra um site de divulgação de pesquisas e reflexões, o www.filosofiacandanga.webs.com . Atualmente, é Professor Assistente com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e doutorando em Teorias Literárias e outras áreas do conhecimento (Epistemologia do Romance) junto à Universidade de Brasília.
Maria Veralice Barroso
Possui Graduação em Letras pela Universidade Católica de Brasília (1994) e Mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2006). É Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (2013). É integrante e colíder do Grupo de Estudos e de Pesquisas Epistemologia do Romance com registro no CNPQ e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas referentes à Literatura romanesca do século XX e XIX, com ênfase na obra do escritor tcheco Milan Kundera. Realiza estudos voltados à análises teóricas e críticas da literatura, interessando-se por questões concernentes ao riso, ao erotismo, ao leitor, à produção e à recepção do estético literário, especialmente nos domínios do comparatismo e de suas relações com os campos filosóficos da estética, da epistemologia e da hermenêutica. Realizou estágio Doutoral (em 2011/2012 pelo programa PDEE- Capes) no Centre de Sociologie des Pratiques et des Représentations Politiques (CSPRP) da Université Paris Diderot Paris VII- Paris França. Possui Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília (PPGM/ UnB). Está vinculada, como Pesquisadora Colaboradora, ao Progrma de Pós-graduação em Metafísica da Universidade de Brasília ( PPGM/UnB). Atuou como professor (definitivo/ concurso público) na Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal- SEE-DF. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em análises criticas e teóricas do romance literário, Literatura e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, literatura comparada, romance, leitor, crítica e teoria literária. Atualmente, exerce Cargo de Natureza Especial “Chefe da Unidades de Cursos de Pós-Graduação” na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – PROPPG/UnDF.
Ana Paula Aparecida Caixeta
Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). É mestre em Literatura e Práticas Sociais, também pela UnB. Graduada em Artes Plásticas (UnB) e Letras Português/Inglês (CESB/ICSH); possui especialização em Língua Portuguesa. É professora adjunta no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Junto ao grupo Epistemologia do Romance, defendeu sua dissertação e tese com estudos sobre a estética de Glauco Mattoso. Atualmente, tem interesse em pesquisas sobre estética e educação estética, pensadas sob o viés de uma epistemologia do sensível.
Denise Moreira Santana
Possui graduação em Letras Português/Espanhol pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB (1989). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília- UniCEUB ( 1995). Especialização em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB (1993). Máster de Ensino do Espanhol para Brasileiros pela Universidade Internacional Menéndez y Pelayo – UIMP/IC (2008). Especialização em Tradução pela Universidade Gama Filho (2010). Atualmente é professora da Secretaria de Estado da Educação do DF, lotada no Centro de Ensino Médio de Taguatinga – CEMTN. Tem experiência na área de docência principalmente nos seguintes temas: Ensino de língua e literatura brasileira, espanhola e hispanoamericana. Principais áreas de interesse: produção e disseminação do conhecimento em língua e literatura, ensino de língua e literatura. É membro do grupo de pesquisa Epistemologia do Romance – UnB (2016), procedendo pesquisa epistemológica de mestrado sobre o escritor: Carlos Fuentes. (1928-2012).
Nathália Coelho da Silva
Trajetória interdisciplinar entre Comunicação, Jornalismo e Literatura, com foco de estudo na obra da jornalista e escritora Eliane Brum. Doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (2022). Mestrado em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (2017). Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (2011). Membro do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Romance (desde 2015), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Literatura da UnB e do Grupo de Pesquisa/extensão ObservInfo – Observatório Estudantil Internacional da Informação (desde 2021), organizado por professores da Faculdade de Comunicação da UnB. Tem três livros publicados: Mosaico Mineiro: crônicas sobre a Folia de Reis e Monte Carmelo (2014), da editora Garcia, A rua esquerda (2019) e Avenidas de Dentro (2022), ambos da editora Trevo. Além de outras participações em antologias. Tem uma década de atuação como jornalista de imprensa local, nacional e especializada, com foco em produção e edição de TV. Também já atuou como professora visitante da pós-graduação da Estácio de Brasília. Em 2021, atuou como professora substituta no Departamento de Jornalismo da FAC/UnB, prolongando o vínculo como voluntária pelo ano de 2022.
Janara Laíza de Almeida Soares
A pesquisadora é graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2012), especialista em Linguística: Leitura e Produção de Texto pela mesma universidade e mestra em Literatura pela Universidade de Brasília (2017). É doutoranda pela Universidade de Brasília, orientada pelo prof. Dr. Wilton Barroso. Faz parte do Grupo Epistemologia do Romance e do Grupo de Pesquisa Literatura Latino-Americana Contemporânea (UnB). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura regional, literatura latino-americana, ensino da gramática, métodos e técnicas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura.
Sara Lelis
Sara Lelis é doutora em Literatura pela Universidade de Brasília com estágio doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Mesoamericanos da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Mestre em Estudos da Tradução e tradutora pela mesma universidade brasileira. Realizou estágio pós-doutoral na UnB em 2021 e desde 2022 é pesquisadora de pós-doutorado na la Facultad de Estudios Superiores de Acatlán da UNAM, onde se encontra trabalhando na tradução do manuscrito Cantares mexicanos do náuatle clássico para o português. Tem como áreas de interesse a tradução de manuscritos coloniais em náuatle clássico para o português e espanhol e sua respectiva problematização, bem como a recriação da música de cantos pré-hispânicos. Nos últimos anos vem publicando cantos inéditos dos Cantares ao português em revista acadêmicas nacionais e internacionais; é co-autora da tradução do Livro Terceiro do Códice florentino para o espanhol. Professora substituta de Letras – Tradução de 2015 a 2017, de Línguas Estrangeiras Aplicadas em 2019, e professora convidada no Mestrado de Língua e Literatura na Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), Peru, em 2021.
Herisson Cardoso Fernandes
Doutorando em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Metafísica pela mesma universidade. Especialista em Literatura brasileira pela Faculdades da Terra de Brasília (FTB). Licenciado em Língua Portuguesa e Inglesa pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH). Membro do grupo de pesquisa Epistemologia do Romance, da Universidade de Brasilia, junto ao qual defendeu a dissertação “Elementos para uma ontologia do romance: um estudo sobre a arte do romance de Milan Kundera”.
Ryam Santos das Neves
Mestrando em Metafísica pela Universidade de Brasília. É licenciado em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas, na Uneb, campus IX. Possui experiência com o Partiu Estágio no Colégio da Polícia Militar CPM – Barreiras (BA). Participou do programa de Iniciação a Docência pelo Residência Pedagógica da UNEB IX. Foi líder do projeto Coral CPM Barreiras. Estuda as relações entre Literatura e Filosofia, com foco em José Saramago e Friedrich Nietzsche.
Lenio Vieira Carneiro Junior
Mestrando em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília, possui graduação em Relações Internacionais pela mesma universidade (2022). Sob orientação da professora Dra. Ana Paula A. Caixeta, pesquisa criação literária no contemporâneo a partir da obra de Victor Heringer (1988-2018). Participa do grupo de pesquisa Epistemologia do Romance desde 2023. Escreve ficção, poesia e meio-termos. Contato: [email protected]
Nariella Alves Pereira de França
Mestranda em Literatura na Universidade de Brasília. Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Faculdade Fortium (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase na Educação Básica. Possui o curso de Especialização Lato Sensu em Orientação Educacional pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas -ICSH(2020).
Neila Souza
Doutorado em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília – UNB (2018-2023); pesquisa com o foco na obra da autora Eliane Brum. Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia (2011-2013), bolsista Capes, com pesquisa voltada para o espaço no romance ” de ouro e de Amazônia”, de Oswaldo França Júnior. Graduada em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (2010). Entre os anos de 2016 e 2018, atuou como professora substituta de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, com disciplinas de Produção textual e Literatura. Trabalhou ainda no Parfor/AM e UEA (2015-2019), atuando em disciplinas de Produção textual e Teoria literária. É membro do Grupo de Pesquisa Relações de gênero, poder e violência em literaturas de língua portuguesa (UFAM); Membro do Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas em Língua e Literatura da Expressão Amazônica – Gremplexa (UFAM); Membro do grupo de pesquisa Epistemologia do Romance (UNB/2019). Experiência na área de Letras ensino Superior, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: romance contemporâneo, literatura infantojuvenil e produção textual.