Sem categoria

Metafísica da Umbanda e Pensamento Mágico é o tema do Minicurso de Florence Dravet

Foto: Arquivo Pessoal

Entre os dias 8 e 9 de novembro, a prof. Dra. Florence Dravet dará o minicurso Metafísica da Umbanda e Pensamento Mágico no Auditório do Instituto de Letras, da Universidade de Brasília.
O evento faz parte da programação do II Seminário Nacional de Epistemologia do Romance: o estético como espaço de entendimento do humano, que ocorre de 5 a 9 de novembro, na UnB.
Dravet partirá da noção de “médium” na Umbanda, como meio de alcançar outros mundos (dos espíritos e dos deuses) e da palavra “mágica”, em suas formas oral, escrita e literária, como meio de acessar também outros mundos (ficcionais, imaginários, espirituais). Ambos os movimentos têm o intuito de mostrar o problema insolúvel de (in)comunicação constituído nessas intermediações.
Assim, será aberto um espaço de reflexão acerca da incerteza que desafia o pensamento humano e as suas relações possíveis entre o nível da experiência oriundos desse “mágico”, como dado epistemológico de uma metafísica da (in)comunicação. Segundo Dravet, o universo do xamanismo e a problemática da incorporação de um outro também serão abordados neste contexto.
Florence Dravet é professora de Estética na Universidade Católica de Brasília (UCB). Tem doutoramento em Didactologia das Línguas e Culturas, com tese em Comunicação Intercultural, na Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado em Comunicação, pela UnB (2011). Desde 2014, é coordenadora do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB.
Dravet também é autora dos livros: “Crítica da razão metafórica – mito, magia e poesia na cultura contemporânea” (Brasília, Casa das Musas, 2014) e “Comunicação e Poesia” (Brasília, UnB, 2014).
Ainda dá tempo de se inscrever no II Seminário Nacional de Epistemologia do Romance. Para isso, basta clicar aqui! E para conhecer a programação completa, clique aqui.

2 Comments