Sem categoria

Abralic homenageia Prof. Wilton Barroso Filho na abertura de Congresso

“A saudade é absurda. E a dor da ausência também”, comentou a líder do grupo, Ana Paula Caixeta

“O Wilton me falou que viria ao Congresso de qualquer maneira, e ele está aqui”, disse o atual presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), Rogério Lima, em seu discurso. O evento aconteceu nesta segunda (15), no auditório do Museu Nacional, em Brasília.

Saudoso, Lima comentou sobre os esforços de Wilton para a internacionalização da Universidade de Brasília e ressaltou ainda que trazer este evento para a UnB foi fruto do intenso trabalho do professor como membro da atual diretoria. Até o falecimento, Wilton Barroso Filho ocupava o cargo de segundo secretário.

A ideia de continuidade do grupo se reafirmou na fala das professoras Ana Paula Caixeta e Maria Veralice Barroso, respectivamente líder e vice líder do grupo Epistemologia do Romance. Elas relembraram momentos marcados pela determinação, brilhantismo, compromisso e dedicação pelo anos atravessados pela pesquisa e pelo ensino na Universidade de Brasília.

Veralice Barroso destacou a trajetória acadêmica de Wilton, “seu jeito leitor voraz de romances” que culminou na elaboração da teoria complexa homônima ao grupo. De forma desconstraída, Caixeta recordou dos bordões falados pelo prof. em sala de aula.

“Em minha memória, ecoa insistentemente sua admiração ironia machadiana, e como ele usaria dela para narrar um momento como esse; anunciando em tom de brincadeira séria que nunca houve tanto potencial para vendedores de batatas, dado o presente caótico”, recorda Ana.

A fala da vice presidente da Abralic, Betina Cunha, foi permeada pelo carinho e amizade partilhados ao lado do “menino custoso”, nome que chamava o professor Wilton Barroso. Dentre outras coisas, louvou o modo profundo de ser do amigo, enquanto leitor, docente, filósofo e crítico.
A família do professor Wilton também foi convidada para a homenagem.

Enquanto os convidados falavam, várias fotos ilustravam suas lembranças de vida.

Veja a homenagem completa assistindo o vídeo acima.