Epistemologia do romance

Discussão, interdisciplinaridade e saber: grupo promove IV Seminário de Epistemologia do romance em novembro

By outubro 8, 2019 3 Comments
  • Em tempos de contingenciamento e cortes de verba para as universidades públicas e pesquisas científicas, a realização e a participação em eventos acadêmicos é um chamado de resistência efetiva da educação brasileira. Por isso, venha participar!

Já estão abertas as inscrições (gratuitas) para o IV Seminário de Epistemologia do Romance: Diálogos Interdisciplinares. O evento acontecerá no auditório do Instituto de Letras, na Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 6, 7 e 8 de novembro. Para quem comparecer nos 3 dias, haverá a emissão de um certificado de participação de 30 horas.

O professor titular de Literatura da Universidade de São Paulo (USP), Willi Bolle é o conferencista de abertura com a fala intitulada como “O retrato da Amazônia no ciclo do extremo norte de Dalcídio Jurandir.”

As pesquisas de Bolle focam na intersecção da Literatura com a História e perpassam pela Modernidade no Brasil e na Alemanha, mas concentram-se “no projeto de uma topografia cultural do Brasil: Metrópole/megacidade – Sertão – Amazônia.” O pesquisador também é conhecido por seu trabalho junto à obra de Guimarães Rosa.

Haverá ainda na abertura do evento uma homenagem ao ex-líder do grupo de pesquisa Epistemologia do Romance, Wilton Barroso Filho, com uma exposição de fotografias que registram a memória do professor e dos orientandos ao longo dos últimos cinco anos.

Já a conferência de encerramento, com o título “Uma ontologia do riso literário”, será feita pelo professor Rauer Ribeiro Rodrigues, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Haverá também a presença da professora Ana Rossi e Augusto Rodrigues, ambos do Programa de Pós-graduação em Literatura (Pós-Lit) da UnB, professor Itamar Paulino da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Eloísa Barroso, do programa de Pós-graduação em História da UnB.

Eventos culturais e lançamento de livros

 Os doutorandos do grupo de pesquisa também participarão do evento com duas mesas de comunicações. A primeira chamará “Gestos transgressores: a narrativa literária, jornalística, filosófica em debate” e a segunda “A condição existencial no espaço da criação estética.”

Ainda haverá o lançamento de livros, com destaque para Verbetes da Epistemologia do Romance (2019), da Editora Verbena e livros literários de dois pesquisadores do grupo; além de sarau, roda de conversa e encontro de grupos de pesquisa.

Para fazer a sua inscrição, basta acessar esse link.

3 Comments

Leave a Reply