Sem categoria

O riso como ontologia da ficção é o tema da conferência de encerramento do IV Seminário de Epistemologia do Romance

By outubro 29, 2019 No Comments

por Sara Lelis

O encerramento do IV Seminário de Epistemologia do Romance será feito pelo prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com a conferência “Uma ontologia do riso literário”.

Foto: Divulgação/Redes Sociais

De acordo com o pesquisador, o riso pode ser compreendido como uma instância integrante da ontologia da criação ficcional e é constituído por quatro unidades: o cômico, o humor, a ironia e a sátira.

Embora haja grande produção literária de textos que se debruçam a entender tais elementos, o professor afirma que filósofos e estudiosos detiveram-se pouco sobre o tema, como, por exemplo, Aristóteles que “trata do cômico em sua Poética, em curtas menções, no capítulo V, mas o faz em passant”, escreve o conferencista.

Nesse sentido, Rodrigues visitará outros autores, como Propp, Hutcheon, Eco, Bergson, Freud, Pirandello, Hansen, Frye e Denis Bertrand para configurar uma “semiose do riso” que dê conta das suas reflexões, explicando – neste percurso – as diferentes epistemologias e configurações teóricas dadas pelos estudos literários ao longo do tempo.

“Nos estudos literários, o riso é apresentado quase sempre revestido por uma expectativa utópica, a crítica ao passado ou ao presente confrontando-se com um ideal, que pode estar explícito, mas que muitas vezes permanece silenciado, subentendido. Já na discursivização, o riso literário se apresenta através de muitas formas e gradações. Pode variar da sátira desbragada ao humor de fina ironia, pode se manifestar em uma piada ou em um chiste ou apresentar-se como paródia; pode ser cômico em trocadilho ou caricatura; pode ser de escárnio, de exclusão, ou de simpatia, de aceitação.”

A conferência de encerramento será no dia 8 de novembro, às 17h, no auditório do Instituto de Letras da Universidade de Brasília – campus Darcy Ribeiro – Asa Norte. Para acessar a programação completa, basta clicar aqui. E para fazer as inscrições, clique aqui!

Sobre Rauer Ribeiro Rodrigues

É historiador pelo Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba (1991) e doutor em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2006). Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está desde 2006, e seus principais temas de atuação são literatura brasileira, teoria literária, história da literatura, literatura brasileira contemporânea e ficção e história, e realizou diversos trabalhos sobre o riso e a obra do escritor mineiro Luiz Vilela. Além da pesquisa acadêmica, Rauer Ribeiro Rodrigues também se dedica à própria escrita literária.