Elementos para uma Epistemologia do RomanceEntrevistasEpistemologia do romanceEventos

Grupo de pesquisa fará exposição fotográfica em homenagem ao fundador, Wilton Barroso Filho

By novembro 2, 2019 No Comments
Prof. Dr. Wilton Barroso Filho

A instalação ficará aberta ao público durante os três dias do IV Seminário de Epistemologia do Romance

Por Nathália Coelho

Em texto intitulado “O papel da amizade na formação intelectual: uma homenagem a Roberto Moreira Xavier de Araújo pelos seus 80 anos”, o prof. Dr. Wilton Barroso Filho fundamenta o conceito de amizade a partir da Filosofia e da Literatura; para então contar sobre sua relação com o amigo e orientador de mestrado, Roberto Moreira, bem como refletir sobre o seu próprio lugar enquanto condutor de pesquisas acadêmicas diversas.

A interação de dois sujeitos, orientador e orientando, ou simplesmente de professor e aluno, ao não se esgotar no objeto preciso do ensinado, pode crescer para uma atividade afetiva. Esse movimento gera um cuidado maior, se aproximando da amizade, já que tem dois lados e produz trocas. (…) O professor transforma-se em amigo, não é mais professor, e, assim, altera a existência do aluno. (Wilton Barroso Filho)

Certos de que a convivência com o amigo Wilton alterou a existência dos membros atuais e dos que passaram pelo grupo Epistemologia do Romance, o modo como encontramos de torná-lo presente no IV Seminário de Epistemologia do Romance foi montar uma exposição fotográfica em memória, que ficará aberta durantetodo o evento, no auditório do IL, de 6 a 8 de novembro.

No dia 6, quarta-feira, haverá uma roda de conversa sobre a exposição após a Conferência de abertura. Será um momento para comentar sobre os estudos, trabalhos e amizade vividos ao lado do prof. Wilton Barroso, nos últimos anos.

Para quem ainda não se inscreveu no IV Seminário, basta clicar aqui! É gratuito e oferece certificado de 30 horas de atividades complementares.

Congresso Internacional de Humanidades

O fundador da teoria complexa Epistemologia do Romance e ex-líder do grupo de pesquisa, Prof. Dr. Wilton Barroso Filho também foi homenageado na abertura do XXII Congresso Internacional de Humanidades: Democracia, Deslocamentos e textualidades em contextos Latino-americanos, na última segunda-feira (21), na Universidade de Brasília (UnB).

As palavras foram proferidas pela prof. Dra. Sylvia Cintrão, coordenadora do grupo de pesquisa Textualidades Contemporâneas: processos de hibridação, e também pela doutoranda em Literatura, Elizabete Barros.

Veja a homenagem completa clicando no vídeo:

Durante o evento, duas pesquisadoras do grupo apresentaram comunicações referentes à contínua elaboração da teoria complexa.

A mestre em Metafísica, Emanuelle Souza, proferiu o trabalho intitulado “O espaço literário como possibilidade de tratar a condição humana”, cuja a ideia era refletir como a Literatura, como criação artística, é um lugar propício para tratar de questões existenciais que não podem ser tratadas em outros campos de saber, como a Filosofia.

Emanuelle Souza em sua comunicação

Já a doutoranda Nathália Coelho da Silva apresentou a comunicação “Práticas de leitura a partir da Epistemologia do Romance: relato de experiência em monitoria”, sobre suas percepções acerca do estágio docente realizado com a doutoranda Denise Moreira Santana na disciplina Ideias Filosóficas em Forma Literária, com o prof. Wilton Barroso, em 2017.