Carlos FuentesElementos para uma Epistemologia do RomanceEpistemologia do romanceGlauco Mattoso

Teoria complexa ER será discutida em disciplina ofertada na UnB

By fevereiro 23, 2020 No Comments

Matrículas regulares já começaram e vão até dia 27 de fevereiro. Oportunidade para alunos especiais, entre os dias 9 e 10 de março.

Para acessar ementa inteira clique no final da notícia

No primeiro semestre de 2020, a líder do grupo de pesquisa Epistemologia do Romance, prof. Dra. Ana Paula Caixeta, ofertará a disciplina Teorias Críticas Contemporâneas, às quintas-feiras de 19h às 22h30, no Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (Pós-lit/UnB), em colaboração com a vice-líder do grupo, Maria Veralice Barroso.

A matéria faz parte da linha de pesquisa Estudos Literários Comparados e tem como objetivo pensar “tendências teóricas na contemporaneidade, métodos críticos, discussões acerca do literário e da legitimação do discurso crítico. Além de papéis da literatura e da teoria literária na contemporaneidade.”

Será ainda incluído na discussão o lugar da Epistemologia do Romance – enquanto teoria complexa contemporânea de análise romanesca – na Teoria Literária. Ademais, será proposta reflexão sobre a estética enquanto elo teórico entre as artes e o entrelugar de autores que transitam do literário para outros espaços da escrita e vice-versa.

As obras de Milan Kundera, Glauco Mattoso, Eliane Brum e Carlos Fuentes serão discutidas. Vale lembrar que esses escritores já são objetos dos pesquisadores do grupo.

Para fazer a matrícula regular na disciplina, basta acessar o Matrícula Web. O código da disciplina no Departamento de Teoria Literária é 315788. O período já está aberto e vai até dia 27 de fevereiro.

A oferta abre nos dias 9 e 10 de março para alunos especiais. Todas as instruções de solicitação de matrícula, exposição de motivos e link estão disponíveis aqui. Formulários podem ser acessados neste link.

Para acessar o plano completo clique em:

Teorias Críticas Contemporâneas