Epistemologia do romanceSem categoria

Em tempos de pandemia, grupo ER tem primeira defesa de Doutorado online

By maio 27, 2020 No Comments

Por meio de banca virtual, pesquisador Lucas Fernando Gonçalves tornou-se doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) no dia 27 de abril

O membro do grupo de pesquisa Epistemologia do Romance, Lucas Fernando Gonçalves, defendeu a sua tese de Doutorado intitulada O kitsch como forma estética do idílio em A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera por meio de uma Conferência Online realizada no último dia 27 de abril.

A banca contou com a presença do professores da Universidade de Brasília (UnB), Dr. Evaldo Sampaio, do Programa de Pós-graduação em Metafísica (PPGM) e Dr. Danglei de Castro, do Programa de Pós-graduação em Literatura (PósLit). Também, como membro externo convidado, esteve presente a prof. Dra. Florence Dravet, da Universidade Católica de Brasília.

Ao analisar o romance A Insustentável leveza do Ser, de Milan Kundera, o pesquisador realiza uma investigação da narrativa, a partir do diálogo teórico-filosófico da Epistemologia do Romance, com o objetivo de compreender a estética do idílio presente na obra. De acordo com Gonçalves, o Kitsch é a forma que operacionaliza tal estética. 

Grupo ER tem mais uma mestra

Um dia antes do governo decretar quarentena no Distrito Federal e a Universidade de Brasília acatar às recomendações, a pesquisadora Priscila Cristina Cavalcante também defendeu sua dissertação de mestrado intitulada como O exercício de tecer como elemento de criação em Cem anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez.

Com uma escrita poética e sustentada em si mesma pela metáfora da tecitura, a pesquisadora dedicou seus estudos para a análise do narrador e da personagem Úrsula de Cem anos de Solidão, entendendo como cada um, por meio do ato de tecer, de fazer e de refazer caminhos, levam à reflexões acerca da condição humana.

Participaram da Banca de Cavalcante o prof. Dr. Rogério Lima (UnB) e a prof. Dra. Florence Dravet (UCB). Além da líder do grupo e orientadora da pesquisa, Ana Paula Aparecida Caixeta.