Milan Kundera

Cineasta Tcheco trabalha em documentário sobre Milan Kundera

By março 6, 2021 No Comments

As informações são do site Ji.hlava International Documentary Film Festival

Por Herisson Cardoso

O cineasta tcheco, Miloslav Šmídmajer, que realizou em 2009 um documentário sobre o cineasta, ator e roteirista, também tcheco, Miloš Forman, volta a retratar a criação artística do país agora com o foco na vida e obra do romancista Milan Kundera.

De acordo com informações do site Ji.hlava International Documentary Film Festival, o filme já está sendo finalizado e chama-se Dokument o Milanu Kunderovi em tradução livre, “Documentário sobre Milan Kundera”.


Baseando-se e na jornada de um estudante que cisma em conseguir uma entrevista com Kundera, o filme busca desvelar um pouco os mitos que giram em torno do escritor, como o motivo de ele evitar manter uma vida pública ou dar entrevistas.

O estudante gradualmente se familiariza com a visão artística e criativa de Kundera, seus textos, opiniões, e mesmo com alguns de seus amigos e colegas de trabalho.  

O lançamento ainda não tem data nem previsão de tradução para o português.

Abaixo uma apresentação e discussão sobre o documentário com Miloslav Šmídmajer (diretor e produtor) e Jakub Václav (editor). Infelizmente, sem tradução para o português:

Milan Kundera e a Epistemologia do Romance

Na última década, o grupo Epistemologia do Romance produziu uma vasta pesquisa na obra romanesca de Milan Kundera, com a publicação de teses, dissertações e diversos artigos científicos.

Para conhecer um pouco mais sobre o autor, acesse a aula da Dra. Maria Veralice Barroso: Título: Milan Kundera – Entre o literário e o teórico, autores que transitam

Veja as Dissertações e teses em torno do autor clicando aqui. Também tenha acesso aos artigos escritos pelos pesquisadores do grupo clicando aqui.