Sem categoria

Pesquisador da ER lança livro sobre Milan Kundera

By novembro 4, 2021 No Comments

Com o título “O kitsch em Milan Kundera: a Estética do Idílio em A insustentável leveza do ser”, livro de Lucas Mudo está disponível para venda na Amazon.

Assista Lucas Mudo falando sobre a produção do livro

É possível ao ser humano sustentar a condição de leveza, ou seja, de estar numa felicidade sem divergências? Esta pergunta, feita pelo pesquisador da Epistemologia do Romance Lucas Mudo, lança os leitores do seu novo livro a um estado de reflexão sobre a condição humana de viver constantemente na busca por situações idílicas, negando os conflitos.

Intitulado O kitsch em Milan Kundera: a Estética do Idílio em A insustentável leveza do ser (2021), a obra foi publicada pela editora Appris e é fruto da tese de doutoramento do autor, defendida pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (Pós-Lit/UnB) em abril de 2020.

Veja mais: Em tempos de pandemia, grupo ER tem primeira defesa de Doutorado online

Em seus estudos, Mudo promove um diálogo entre a filosofia e a Literatura, a partir da análise do romance A insustentável leveza do ser (1984), do tcheco Milan Kundera, sob à luz da teoria Epistemologia do Romance.

“O idílio é a busca mítica judaico-cristã do paraíso perdido, ou seja, de onde não havia o mal, não havia aquilo do qual vamos chamar de defeito. Nós queremos não ter conflitos, mas a circunstância da existência não nos permite a sustentabilidade dessa leveza que tanto anseamos”, explica o autor.

Neste sentido, o pesquisador explica, como cada personagem é construído na narrativa como uma possibilidade de buscas idílicas, mas que postos em relação, acabam inevitavelmente – e ironicamente – entrando em conflito.

De acordo com o autor, portanto, o Kitsch, uma categoria discutida na filosofia da arte desde o século XIX, é retomada por Kundera como a “negação da merda, da miséria humana”, atribuída não aos objetos estéticos, mas ao comportamento das pessoas.

Outros conceitos como “eterno retorno”, “alma”, “corpo” e “o ser” são discutidos por Mudo em diálogos com diversos filósofos. O autor ainda apresenta suas ideias levando em consideração o conjunto de obra de Milan Kundera.

Se interessou? Para adquirir o livro, basta clicar aqui! Assista ao Lucas Mudo falando sobre o livro no vídeo acima!

Conheça mais sobre o autor

Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), Lucas Mudo é também Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Este é o segundo livro do autor, que lançou, em 2019, o romance de ficção Abandono pela editora Jaguatirica.