Elementos para uma Epistemologia do RomanceEliane BrumEpistemologia do romance

Pesquisadora do grupo ER defende publicamente tese de Doutorado na segunda (17)

A defesa de doutorado da pesquisadora Nathália Coelho da Silva acontece de forma virtual no dia 17 de janeiro, às 9h30, pela plataforma Microsoft TeamsPara participar, clique aqui.

A pesquisadora do grupo Epistemologia do Romance Nathália Coelho da Silva participa, no dia 17 de janeiro, da sua defesa pública de Tese de Doutorado, pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLit/UnB).

Em função da pandemia e do ensino remoto na UnB, a banca será em formato virtual, às 9h30, horário de Brasília, pela plataforma da Microsoft Teams. Quem deseja acompanhar, basta clicar aqui

Com o título “Observatório Literário de Eliane Brum: o romance Uma/Duas conduzido pelo conjunto de obra”, o trabalho tem como objetivo apresentar um percurso de entendimento estético para o romance Uma/Duas (2011), da jornalista e escritora Eliane Brum intitulado de Estética dos Contrários. A hipótese da tese é de que o romance trabalha uma possibilidade de conhecimento humano baseado na ideia de contrários: gesto de tensionamento entre a tentativa e a impossibilidade do homem de se arrancar da própria condição.

Esta questão no romance é pensada a partir de três situações: é possível que a palavra arranque do corpo o conflito? É possível que uma filha se arranque da mãe? É possível que um ser humano se arranque da morte?

Essas proposições foram elaboradas pela observância dos elementos estéticos internos à narrativa, sustentados ainda pela reconstituição do observatório literário de Uma/Duas, ou seja, o movimento de leitura elaborado pelo exercício de diálogo do romance com a própria obra da autora, a fim de encontrar possíveis vestígios históricos, mas também estéticos em seu trabalho jornalístico que podem ter motivado a criação ficcional de Brum.

O trabalho é feito sob a ótica teórica da Epistemologia do Romance e utiliza como proposta metodológica o serio ludere. Vale ressaltar ainda que a tese de doutorado de Coelho da Silva é uma continuidade e/aprofundamento das pesquisas do Mestrado.

Quem quiser participar, basta clicar neste link.