Sem categoria

Alunas concluem Iniciação Científica no grupo Epistemologia do Romance

As alunas Marcella Souza Paes e Raiany Carvalho dos Anjos – membros dos grupo de pesquisa Epistemologia do Romance – concluíram o Programa de Iniciação Científica (PIBIC), na Universidade de Brasília (UnB), nesta quinta-feira (10), com suas respectivas entregas e apresentação do artigo científico, sob a supervisão da prof. Dra. Ana Paula Caixeta.

Com o título “O liso, o branco e o polido em Brasília: perspectivas a partir da Epistemologia do Romance“, Paes apresentou uma investigação imagética da cidade de Brasília a partir da concepção de liso e polido proposta pelo autor Byung-Chul Han. A pesquisadora selecionou obras sobre a construção e história da capital do Brasil que possibilitaram uma breve discussão a respeito da estética da positividade que se alinha à higienização organizada na cidade, sob os conceitos de leitor-pesquisador e leitor perverso.

 

Marcella Souza Paes apresentando a sua pesquisa (Arquivo Pessoal)

 

Já dos Anjos apresentou o artigo “Diálogos estéticos entre Tunga e Roberto Piva pela ótica da epistemologia do romance“, com a proposta de articulação entre as narrativas ficcionais do artista plástico Tunga (1952-2016) e os poemas de Roberto Piva (1937 – 2010) a fim de encontrar similaridade entre os autores a partir do confronto entre os limites e as fronteiras com o real.

As obras estudadas são Eixo Exógenos (2000) e Xifópagas Capilares (1984) de Tunga, assim como os poemas contidos nos livros de obras reunidas de Roberto Piva, os Estranhos Sinais de Saturno (2008) e Um estrangeiro na legião (2011).

O grupo Epistemologia do Romance parabeniza Marcella e Rayane pelo cumprimento desta etapa!

Clique no título de cada artigo para ter acesso aos textos na íntegra!