Sem categoria

Conheça os novos pesquisadores do grupo Epistemologia do Romance

Herisson Cardoso, Lenio Vieira Carneiro Junior e Ryam Santos das Neves começarão suas pesquisas neste semestre que começa em março, na Universidade de Brasília

No próximo dia 28 de março, a Universidade de Brasília (UnB) dará início às suas atividades do primeiro semestre do ano letivo de 2023 e o grupo de pesquisa Epistemologia do Romance recebe três novos pesquisadores.

São eles: Herisson Cardoso, doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Literatura (PósLit/UnB); Lenio Vieira Carneiro Junior, mestrando também pelo PósLit/UnB; e Ryam Santos das Neves, mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Metafísica (PPGM/UnB).

Herisson Cardoso

Sob orientação da prof. Dra. Ana Paula Caixeta, Cardoso intitula sua pesquisa como “Milan Kundera: um projeto estético contra o esquecimento do Ser”, cujo objetivo é estudar a obra romanesca do escritor tcheco Milan Kundera (1929-) a partir dos resultados obtidos em sua pesquisa de mestrado – também feita a partir da ER – numa busca de elementos, por sua vez, na obra teórica de Kundera que pudessem falar de uma ontologia romanesca.

Desta maneira, Cardoso pretende aprofundar a investigação de elementos de invariância na criação do autor, através da leitura comparada entre a obra teórica e literária de Milan Kundera, a fim de problematizar uma possível proposta temática elaborada por Kundera da investigação do ser do mundo.

“O romance apresenta-se então, segundo Kundera, como o bastião de resistência para a representação e investigação do ser. Nossa proposta é, a partir dos elementos reunidos durante a dissertação de mestrado, voltada para a obra teórica do tcheco, investigar agora sua produção literária, em busca de demonstrar como esses elementos são por ele produzidos e manifestados esteticamente”, reitera Cardoso.

Lenio Vieira Carneiro Junior

Com o título “A ‘escrita heringeriana’: criação literária no contemporâneo a partir do romance Glória, de Victor Heringer”, Carneiro Junior, sob a orientação da prof. Dra. Ana Paula Caixeta, pretende desenvolver os aspectos de uma “escrita heringeriana” na decomposição do romance Gloria – de estreia do brasileiro Victor Heringer (1988-2018) –, em um processo investigativo sobre criação literária frente à realidade digitalizada, acelerada e marcada pela pluralidade.

De uma maneira geral, Carneiro Junior afirma que o projeto de Mestrado é “um esforço de pesquisa sobre escrita e conhecimento sensível no contemporâneo”, cuja pergunta inicial é “o que posso saber sobre criação literária ficcional a partir dos escritos de Victor Heringer?”

 

Ryam dos Santos das Neves

Sob a orientação da prof. Dra. Maria Veralice Barroso, Neves intitula sua pesquisa em “Uma análise sobre o conceito de verdade em o ‘Evangelho segundo Jesus Cristo’, de José Saramago”. O objetivo é compreender – por meio da Epistemologia do Romance em diálogo com a filosofia nietzschiana – a construção estética de uma crítica à verdade cristã presente na obra.

“Diante desta discussão, identificamos que o romance, através do narrador saramaguiano, propõe uma reflexão sobre a Verdade, denunciando seu caráter essencialista e interpretando os discursos cristalizados pelo Cristianismo como visões demasiadamente humanas que se tornaram um determinismo oriundo de uma falsa realidade, demonstrando, assim, profundo diálogo com o conceito de verdade nietzschiano”, revela o pesquisador.

O grupo Epistemologia do Romance dá boas-vindas aos novos pesquisadores e deseja uma jornada repleta de conhecimento e aprendizado!