A defesa ocorreu no último dia 19 de julho, na Universidade de Brasília
Por Nathália Coelho
Com o título “O romance enquanto criação de uma hipótese ontológica: a decadência dos valores a partir de Os sonâmbulos, de Hermann Broch” a pesquisadora do grupo Epistemologia do Romance, Emanuelle Souza, defendeu sua dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Metafísica da Universidade de Brasília (PPGM/UnB), no último dia do XVI Congresso Internacional da Abralic.
Foram convidados os professores Gerson Brea, da Metafísica, e Ana Rossi, do Programa de Pós-graduação em Literatura (Pós-Lit), para compor a banca. Na ausência do prof. Wilton Barroso Filho, a coorientadora do trabalho e atual líder do grupo, Ana Paula Caixeta, presidiu a cerimônia.
Segundo Emanuelle, a dissertação tinha como foco a compreensão da obra Os sonâmbulos (1932), de Hermann Broch a partir da problemática da decadência dos valores. As questões envolvendo a narrativa foram apresentadas como representações da hipótese ontológica do autor, a partir da leitura comparatista de diversos filósofos como Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Hannah Arendt e Milan Kundera. Temas como a morte e a guerra foram usados para evidenciar conhecimentos universais sobre a condição humana que emergiram como possibilidades da obra.
Emanuelle Souza é a segunda pesquisadora do grupo Epistemologia do Romance a estudar Hermann Broch no âmbito da pós-graduação – uma investigação filosófica/literária também foi elaborada pelo atual professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Itamar Paulino – e ainda a segunda a receber o título de Mestre em Metafísica no grupo.
Se você quiser ler a dissertação de Emanuelle, pode clicar aqui!