A instalação ficará aberta ao público durante os três dias do IV Seminário de Epistemologia do Romance
Por Nathália Coelho
Em texto intitulado “O papel da amizade na formação intelectual: uma homenagem a Roberto Moreira Xavier de Araújo pelos seus 80 anos”, o prof. Dr. Wilton Barroso Filho fundamenta o conceito de amizade a partir da Filosofia e da Literatura; para então contar sobre sua relação com o amigo e orientador de mestrado, Roberto Moreira, bem como refletir sobre o seu próprio lugar enquanto condutor de pesquisas acadêmicas diversas.
A interação de dois sujeitos, orientador e orientando, ou simplesmente de professor e aluno, ao não se esgotar no objeto preciso do ensinado, pode crescer para uma atividade afetiva. Esse movimento gera um cuidado maior, se aproximando da amizade, já que tem dois lados e produz trocas. (…) O professor transforma-se em amigo, não é mais professor, e, assim, altera a existência do aluno. (Wilton Barroso Filho)
Certos de que a convivência com o amigo Wilton alterou a existência dos membros atuais e dos que passaram pelo grupo Epistemologia do Romance, o modo como encontramos de torná-lo presente no IV Seminário de Epistemologia do Romance foi montar uma exposição fotográfica em memória, que ficará aberta durantetodo o evento, no auditório do IL, de 6 a 8 de novembro.
No dia 6, quarta-feira, haverá uma roda de conversa sobre a exposição após a Conferência de abertura. Será um momento para comentar sobre os estudos, trabalhos e amizade vividos ao lado do prof. Wilton Barroso, nos últimos anos.
Para quem ainda não se inscreveu no IV Seminário, basta clicar aqui! É gratuito e oferece certificado de 30 horas de atividades complementares.
Congresso Internacional de Humanidades
O fundador da teoria complexa Epistemologia do Romance e ex-líder do grupo de pesquisa, Prof. Dr. Wilton Barroso Filho também foi homenageado na abertura do XXII Congresso Internacional de Humanidades: Democracia, Deslocamentos e textualidades em contextos Latino-americanos, na última segunda-feira (21), na Universidade de Brasília (UnB).
As palavras foram proferidas pela prof. Dra. Sylvia Cintrão, coordenadora do grupo de pesquisa Textualidades Contemporâneas: processos de hibridação, e também pela doutoranda em Literatura, Elizabete Barros.
Veja a homenagem completa clicando no vídeo:
Durante o evento, duas pesquisadoras do grupo apresentaram comunicações referentes à contínua elaboração da teoria complexa.
A mestre em Metafísica, Emanuelle Souza, proferiu o trabalho intitulado “O espaço literário como possibilidade de tratar a condição humana”, cuja a ideia era refletir como a Literatura, como criação artística, é um lugar propício para tratar de questões existenciais que não podem ser tratadas em outros campos de saber, como a Filosofia.
Já a doutoranda Nathália Coelho da Silva apresentou a comunicação “Práticas de leitura a partir da Epistemologia do Romance: relato de experiência em monitoria”, sobre suas percepções acerca do estágio docente realizado com a doutoranda Denise Moreira Santana na disciplina Ideias Filosóficas em Forma Literária, com o prof. Wilton Barroso, em 2017.